domingo, 16 de julho de 2017

São João Evangelista Apóstolo

João era irmão de Tiago Maior e filho de Zebedeu.Nasceu em Betsaida por volta do ano 10 e morreu em Éfeso no ano 103 e sua festa é dia 27 de Dezembro. Foi um dos primeiros que seguiram a Jesus, seguiu Jesus na noite em que foi preso, acompanhou Jesus até a morte de cruz. João esteve presente e ao alcance de Jesus até a última hora. Era conhecido como o discípulo a quem Jesus amava, e de fato em seu evangelho e em suas cartas o tema amor é bem explorado. Após a ressurreição, foi até o túmulo de Jesus com Pedro e foi testemunha que ele não estava mais lá. Após a ressurreição e ascenção de Jesus aos céus, recebeu por sorte a Ásia, onde viveu e pregou. A tradição afirma que João teria sido condenado à morte num caldeirão de óleo fervente em Roma mas sobreviveu. Eusébio de Cesaréia no entanto fala do exílio que sofreu na ilha de Patmos a mando de Domiciano, após Nerva assumir o poder ordenou que retornassem do exílio os que foram banidos por ele. Assim nos escreveu Eusebio: então também o Apóstolo João saiu do exílio na ilha e retomou seu modo de viver em Éfeso, conforme transmitiram nossos anciãos. E permaneceu no meio deles até o tempo de Trajano. Segundo a tradição o apóstolo teria morrido em Éfeso de causas naturais aos 94 anos. Teria orientado seu colaborador Natan na redação do seu evangelho. De fato, segundo a interpretação da visão do próprio João em apocalipse, seu evangelho é visto como a águia da visão, então a estátua normalmente está acompanhada de uma águia. É o padroeiro dos químicos, teólogos e da legião de Maria.
Basílica de São João em Éfeso, erguida por Justiniano no século VI nos moldes da igreja dos Santos Apóstolos em Constantinopla.

Interior da Basílica, colunata e altar.
Local da suposta tumba do Apóstolo.
Imagem típica do Apóstolo João.
Igreja São João Evangelista, no bairro de mussurunga em Salvador.



terça-feira, 11 de julho de 2017

São Tiago Maior Apóstolo

São Tiago maior, um dos primeiros apóstolos, trabalhava em parceria com André e Simão Pedro, estava consertando as redes de pesca com João e seu Pai Zebedeu quando foi chamado por Jesus. Jesus chamou a Tiago e João de " Boanerges" ou filhos do trovão. Pedro, Tiago, João, André e Felipe eram de Betsaida. Pedro, Tiago e João eram os mais próximos a Jesus, são citados como as únicas testemunhas dos acontecimentos na casa de Jairo, na transfiguração, no getsêmani. É o único apóstolo cujo martírio está descrito na bíblia, foi durante a perseguição de Herodes ( Atos 12). Ali diz que Herodes mandou passar Tiago a fio de espada. Ou seja, uma morte por decapitação.
Nome - Tiago e Jaime derivam do latim " IACOBUS" latinização do hebraico Ya'kov ( Jacó), Jakob ( alemão), James ( Inglês), Jacques ( francês), Jaime ( Espanha), Iago ( Português). Santi  Iago, Santiago ou São Tiago.
Lenda - Teria ido até a Espanha pregar o evangelho, no livro terceiro de Eusébio de Cesaréia ele cita que os apóstolos se encontravam dispersos por toda a terra (mas só cita que Tomé recebeu por sorte a Pártia, André a Scítia e João a Ásia). É possível que por eliminação a região da Espanha tenha sobrado para alguém, talvez Tiago tenha passado por lá. A lenda da visão da virgem do Pilar, do aparecimento das relíquias, do Santiago mata-mouros, aparentemente ficam entre a tradição e a crença popular mas merecem citação.
Martírio de São Tiago.
Santiago de Compostela, na Espanha, cidade onde estariam seus restos mortais ( relíquias) trazidas por seus discípulos após seu martírio em Jerusalém. No final do Século 19 o Papa pediu a uma equipe de cientistas para examinar os restos mortais, recomendando a visita e a recomendação.
Altar da catedral em Santiago.
Urna funerária na Catedral naGalícia.
Capela de Santiago, no Parque Santiago em Salvador, construída pelos galegos e seus descendentes.
Igreja São Tiago em Salvador.
Matriz de Santiago do Iguape, distrito de Cachoeira no recôncavo da Bahia.
Imagem com chapéu de peregrino com o enfeite de concha. Bastão de peregrino. Seria o chapéu do Valdomiro Santiago inspirado no santo com seu nome? Nunca saberemos.
Santiago matando mouros, uma das lendas da idade média.





domingo, 9 de julho de 2017

Santo André Apóstolo

André era de Betsaida, irmão mais novo de Simão Pedro. Morreu no dia 30 de Novembro de 60 AD em Patras na Grécia. Seu nome vem do Grego "Andreia" = hombridade ou coragem. É conhecido como " Ponte do Salvador" pois se colocou entre Simão Pedro e Jesus ( apresentou Pedro ao mestre). Na tradição ortodoxa é conhecido como Protocletos, pois foi o primeiro a seguir a Jesus. Era discípulo de João Batista, cujo testemunho levou o próprio André e João Evangelista a seguirem a Jesus.Durante a primeira multiplicação dos pães e peixes ( em João 6), foi André que levou o menino com os pães e peixes até Jesus. Em João 12 ( 20 - 22), aparece um grupo de gregos querendo conhecer a Jesus, Felipe vai a André e estes os apresentam a Jesus. Parecia que João deu a entender seu ministério posterior entre os gregos e seu local de martírio e missão. Eusébio de Cesaréia, citando Orígenes, conta que André pregou na Ásia menor, na Cítia, ao longo do mar negro, chegando até o rio volga e Kiev. Teria pregado na Trácia e sua presença em Bizâncio é mencionada em Atos de André ( apócrifo). Teria fundado a sede em Bizâncio no ano 38 e instalado Estácio como Bispo local. Mais tarde essa cidade viria a ser Constantinopla e hoje é Istambul. Teria sofrido martírio em Patras na Acaia. A iconografia do seu martírio mostra o Apóstolo atado à cruz em forma de X (decussata) parece ter sido padronizada na idade média. No livro apócrifo de Atos de André, descreve como sendo atado numa cruz latina. Seus ossos teriam sido levados de Patras para Constantinopla em 357. Há uma lenda Escocesa que diz as relíquias teriam sido levadas para a cidade de St. Andrews para escondê -las desse transporte. Por isso o Santo é considerado patrono da Escócia e a cruz decussata está presente na bandeira desse país e do Reino Unido. Durante a quarta cruzada os restos mortais foram "retirados" de Constantinopla por uma suposta proteção contra os Turcos. As relíquias estão em Patras na Grécia (terceira maior cidade do país e capital da Acaia).
Martírio em cruz decussata.
Martírio em cruz latina ( Caravaggio). Em ambas aparece atado à cruz e não pregado.
Restos do que seria a cruz de Santo André em Patras.
Basílica de santo André em amalfi ( Itália).
Estátua de santo André na basílica de São Pedro.
Catedral de Santo André em Patras.
Imagem tradicional de Santo André.
Paróquia de santo André no Nordeste de Amaralina em salvador.
Igreja da Ceia do Senhor e Santo André no Cabula em Salvador.
André e Felipe na multiplicação dos pães e peixes.









terça-feira, 4 de julho de 2017

São Pedro Apóstolo

Nasceu em Betsaida e morreu em Roma (provavelmente no ano 65 DC durante as perseguições de Nero pós incêndio da capital do Império). Segundo a tradição cristã, teria sido crucificado de cabeça para baixo pois não se achava digno de ser martirizado do mesmo modo de Jesus. Seu nome era Simão ( Simeão em Aramaico), filho de Jonas (Barjonas). De Jesus recebeu o nome de Pedro,Cefas é a transcrição para o aramaico (língua falada por Jesus e os Apóstolos no dia a dia) de Pedro que significa pedra ou rocha. Era pescador e largou a profissão para seguir a Jesus após ser apresentado ao mestre por seu irmão mais novo André. Sempre de temperamento forte, era o " porta voz" dos 12, negou a Cristo durante o julgamento que o levou à cruz e foi perdoado após a ressurreição. Protagonista na história da igreja primitiva no livro de Atos, até a metade do livro, primeiro a aceitar pregar aos gentios. Depois do concílio de Jerusalém, deixa a igreja local aos cuidados de Tiago menor e parte para missões. É o Apóstolo cujo nome é mais citado no Novo Testamento. É o padroeiro dos Papas e pescadores, pois teria sido o primeiro Bispo de Roma e Papa. É representado como um homem de meia idade, segurando um livro e 1 ou 2 chaves, as vezes com paramentos de Papa. O livro significa que ele teria escrito pelo menos uma carta no novo testamento (1 Pedro). As chaves refletem o ensino de Lucas 22 ( base para o ensino de Pedro). Teria passado por Jerusalém, Antioquia e Corinto antes de seguir para Roma, sempre com a missão preferencial ( mas não exclusiva, pois foi o primeiro a pregar aos gentios) de levar o evangelho aos judeus. Paulo teria o Apostolado preferencial ( mas não exclusivo) dos gentios. 29 de Junho é o dia de Comemoração de Pedro e Paulo, pois é a data que se comemora os traslados dos seus restos mortais para as catacumbas de são Sebastião em 257 ( durante as perseguições de Valeriano). A imagem mais antiga do apóstolo data do século 4 e foi achada nas catacumbas sob a cidade de Roma em 2010.
Essa imagem fica nas catacumbas de Santa Marcelina em Roma. Mostra Jesus em um trono e Pedro e Paulo ao lado deste.
O martírio de São Pedro em uma representação artística.
As representações mais antigas de São Pedro frequentemente faziam referência ao galo cantando, lembrando do episódio em que ele nega a Jesus.
Ícone de São Pedro do século VI do mosteiro de santa Catarina do monte Sinai.
A basílica de São Pedro em Roma, dedicada no século XVII, onde ficava o circo de Nero, perto da colina do vaticano, onde teria sido martirizado o Apóstolo.
Igreja de São Pedro Novo dos clérigos, construída no século 18 para substituir a antiga, que ficava ao lado da Sé. Servia para os padres aposentados.
Antiga igreja de São Pedro Extramuros, construída no século 18 para substituir uma antiga capela que ficava no local do atual Forte de São Pedro. Demolida em 1913 para construção da avenida 7 em Salvador.
Nova igreja de São Pedro e praça da Piedade, Salvador.
Ruínas de Cafarnaum, com a Sinagoga e a casa de Simão Pedro.
Local onde seria a casa de Simão Pedro em Cafarnaum.
Urna com os ossos de são Pedro no Vaticano.
Mapa da região do mar da Galiléia.
Galiléia e Judeia.