terça-feira, 4 de julho de 2017

São Pedro Apóstolo

Nasceu em Betsaida e morreu em Roma (provavelmente no ano 65 DC durante as perseguições de Nero pós incêndio da capital do Império). Segundo a tradição cristã, teria sido crucificado de cabeça para baixo pois não se achava digno de ser martirizado do mesmo modo de Jesus. Seu nome era Simão ( Simeão em Aramaico), filho de Jonas (Barjonas). De Jesus recebeu o nome de Pedro,Cefas é a transcrição para o aramaico (língua falada por Jesus e os Apóstolos no dia a dia) de Pedro que significa pedra ou rocha. Era pescador e largou a profissão para seguir a Jesus após ser apresentado ao mestre por seu irmão mais novo André. Sempre de temperamento forte, era o " porta voz" dos 12, negou a Cristo durante o julgamento que o levou à cruz e foi perdoado após a ressurreição. Protagonista na história da igreja primitiva no livro de Atos, até a metade do livro, primeiro a aceitar pregar aos gentios. Depois do concílio de Jerusalém, deixa a igreja local aos cuidados de Tiago menor e parte para missões. É o Apóstolo cujo nome é mais citado no Novo Testamento. É o padroeiro dos Papas e pescadores, pois teria sido o primeiro Bispo de Roma e Papa. É representado como um homem de meia idade, segurando um livro e 1 ou 2 chaves, as vezes com paramentos de Papa. O livro significa que ele teria escrito pelo menos uma carta no novo testamento (1 Pedro). As chaves refletem o ensino de Lucas 22 ( base para o ensino de Pedro). Teria passado por Jerusalém, Antioquia e Corinto antes de seguir para Roma, sempre com a missão preferencial ( mas não exclusiva, pois foi o primeiro a pregar aos gentios) de levar o evangelho aos judeus. Paulo teria o Apostolado preferencial ( mas não exclusivo) dos gentios. 29 de Junho é o dia de Comemoração de Pedro e Paulo, pois é a data que se comemora os traslados dos seus restos mortais para as catacumbas de são Sebastião em 257 ( durante as perseguições de Valeriano). A imagem mais antiga do apóstolo data do século 4 e foi achada nas catacumbas sob a cidade de Roma em 2010.
Essa imagem fica nas catacumbas de Santa Marcelina em Roma. Mostra Jesus em um trono e Pedro e Paulo ao lado deste.
O martírio de São Pedro em uma representação artística.
As representações mais antigas de São Pedro frequentemente faziam referência ao galo cantando, lembrando do episódio em que ele nega a Jesus.
Ícone de São Pedro do século VI do mosteiro de santa Catarina do monte Sinai.
A basílica de São Pedro em Roma, dedicada no século XVII, onde ficava o circo de Nero, perto da colina do vaticano, onde teria sido martirizado o Apóstolo.
Igreja de São Pedro Novo dos clérigos, construída no século 18 para substituir a antiga, que ficava ao lado da Sé. Servia para os padres aposentados.
Antiga igreja de São Pedro Extramuros, construída no século 18 para substituir uma antiga capela que ficava no local do atual Forte de São Pedro. Demolida em 1913 para construção da avenida 7 em Salvador.
Nova igreja de São Pedro e praça da Piedade, Salvador.
Ruínas de Cafarnaum, com a Sinagoga e a casa de Simão Pedro.
Local onde seria a casa de Simão Pedro em Cafarnaum.
Urna com os ossos de são Pedro no Vaticano.
Mapa da região do mar da Galiléia.
Galiléia e Judeia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário